Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Redemption

Muito sobre nada! Ou nada sobre muito! Depende sempre da perspectiva de quem lê!!!!

Redemption

A Tragédia da Rua das Flores

O livro do mês de abril do grupo "O Livro Secreto" , iniciativa da M.J. do Blog E Agora Sei Lá, foi o romance do Eça de 

Queiróz, esse clássico "A Tragédia da Rua das Flores"!

Quando o recebi, torci a orelha, e pensei...que livro mais antigo...um clássico....acho que já o li há mais de 20 anos!!!!

Mas pronto...vou lhe dar uma hipótese!!!

 

livro.jpg

E ainda bem que o fiz!!!

Um romance acutilante para a época, daí ter ficado na "gaveta" tantos anos! A obra permaneceu mais de cem anos entre os manuscritos inéditos do autor, sendo publicada postumamente em 1980, altura em que deixou de estar na posse dos herdeiros e passou a pertencer ao domínio público. É provável que a família do escritor tenha recusado a publicação do livro devido não só à polémica do tema abordado, a relação entre as principais personagens do livro, como também ao realismo chocante de algumas passagens.

O título diz tudo, estamos perante uma tragédia, é a história de amor entre Genoveva e de Vitor, que no final se transforma numa história de terror! Não vou contar mais para não estragar o suspense! 

Li, já não sei onde, que "A Tragédia da Rua das Flores" "é uma das mais lindas metáforas sobre o valor da razão. Está tudo ali. moralismo,burguesia, hipocrisia e ganância, da cegueira do povo é que nasce o líder!"
 
Deixo-vos a carta que a Genoveva escreveu ao seu amor Vitor, que acho que é uma ode ao amor sofrido, e claro Eça do seu melhor: