Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Redemption

Muito sobre nada! Ou nada sobre muito! Depende sempre da perspectiva de quem lê!!!!

Redemption

Muito sobre nada! Ou nada sobre muito! Depende sempre da perspectiva de quem lê!!!!

" O Morcego", de Jo Nesbø

Me, myself and I, 08.04.16

 

A minha opinião:

“O Morcego” é o primeiro livro que leio do norueguês Jo Nesbø .

É um livro interessante e é nele que Jo Nesbø  faz nascer uma fantástica personagem da literatura policial, o inspector Harry Hole!

A trama tem como cenário um outro país que não a Noruega. Neste caso em particular, a história passa-se exclusivamente na Austrália e é-nos dada a conhecer a perspectiva de um turista, embora Hole vá para investigar, apesar de aproveitar para nos dar a conhecer alguns pontos turísticos.

Outro aspecto interessante do livro é o facto de nos dar a conhecer a cultura australiana, factos sobre animais bem como lendas associadas aos aborígenes são referidas na narrativa a fim de intensificar o efeito da sensação de estarmos lá, juntamente com Hole e a participar activamente na investigação do caso.

A forma como vamos conhecer a identidade do assassino está também muito bem delineada e, sem que tal seja uma revelação, surpreende e faz todo o “sentido”. Ainda assim, o final do livro parece muito apressado.

Em suma, este livro do Nesbø não me arrebatou, não o acho nenhuma “obra-prima” dos policiais, mas achei que Nesbø consegue um argumento muito sólido, enquanto contextualiza a história da Austrália e as lendas da cultura aborígene de forma hábil, acentuada com um toque de humor, por vezes negro.

Por isso não vou desistir dele e vou ler o 2.º livro da série “Baratas”.