Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Redemption

Muito sobre nada! Ou nada sobre muito! Depende sempre da perspectiva de quem lê!!!!

Redemption

Reacções exageradas?

De vez em quando as minhas colegas têm, em relação aos filhos, uma reacções que eu considero super exageradas! 

Se no meu tempo de estudante a minha mãe ( e a generalidade das mães) não dava importância ao que eu comia na escola, quer fosse ao lanche ou ao almoço, parece que hoje se passou para o outro extremo da situação!

Não tenho este problema com o meu filho, pois ele vem almoçar a casa, mas quando andava na pré-primária comia no infantário, mas sinceramente nunca me preocupei com esta matéria da alimentação.

Ele sempre gostou da comida, não era esquisito nem alérgico a nada! O infantário tinha sempre afixada a ementa, mas era raro eu ir ver. Muitas vezes ia ver mais para confirmar com o que ele me dizia, pois sabia que eles tinham cuidado com a alimentação das crianças.

Mas hoje em dia as escolas primárias têm (quase todas) nutricionistas (e ainda bem) que preparam as ementas, cada ementa tem a contagem das calorias, essa ementa pode ser enviada via email para os pais que o solicitarem.

Ora bem, todas as semanas as minhas colegas imprimem as ementas, comentam as ementas, questionam a origem dos alimentos, telefonam para a escola, falam com a nutricionista a pedir explicações, para o director, para o presidente da junta!!!

Esta semana viram que hoje iria ser servido carne assada com batata pala! OMG!!! Não podia ser!!! Teriam a ousadia de servir às pobres crianças batatas fritas???? Desde 2.ª feira que discutiam o assunto, umas diziam que não eram batatas fritas, pois cada prato só tinha 550 calorias, dizia outra histérica...mas a batata Pala vem em pacotes e é frita, não...dizia outra...deve ser assada no forno ou frita lá!

Eu como já estava farta de as ouvir, ousei perguntar se era hábito eles porem na ementa batatas fritas? Dah...claro que não!!!! Então se hoje comerem qual é o problema???? O que eu fui dizer!!!!!!

Não vos digo nada, o tiririri que foi aqui, até que uma não aguentou mais e mandou um email para a nutricionista mas ela não respondeu! Furiosa, só de pensar que as suas desgraçadas criaturas pudessem comer batatas fritas, pegou no telefone e ligou directamente para o presidente da junta (é ele que gere a cozinha da escola) e ele lá lhe disse que não...que Pala foi o nome que deram só por ser mais apelativo...que não eram batatas fritas!!!! Até respiraram de alivio!

Sinceramente, na minha opinião, certas mães preocupam-se exageradamente, como se este exagero fosse demonstrativo do amor que querem mostrar sentir pelos filhos! Super protegem os filhos, vigiam cada passo que eles dão, controlam cada decisão, desde o que vestir, que actividades devem ter, que amigos! 

Sou mãe, nada é mais importante para mim do que o meu filho.

Mas quero vê-lo a crescer independente, autónomo, confiante, saudável (claro).

Preocupa-me saber como ele anda, questiono-o, mas não ligo para a professora, para a catequista, para o professor de musica e outros a todo o tempo para saber todos os passos do miúdo! Não tem telemóvel nem lhe ligo diariamente para a escola ao intervalo para saber como está ou para lhe dar recados, como eu vejo as minhas colegas fazerem! 

Vou à escola leva-lo e se a Professora tem alguma coisa para me dizer vem ter comigo, mas há mães que diariamente vão ter com a professora e estão tempos infinitos à conversa! 

Não sou uma mãe perfeita, estou longe disso e nem sei se quero aspirar a tal!

Mas sei que temos que os deixar respirar, temos que os deixar tomar decisões (mesmo que erradas) e fazêr-los assumir as consequencias dessas decisões!

18 comentários

Comentar post